top of page

E-Book - Técnica DRS - Velas Japonesas

  • Marco Brito
  • 12 de out. de 2018
  • 3 min de leitura

Capítulo 2

StartFragment

Velas Japonesas (Candlesticks)

Entre vários tipos de gráficos que existem um dos mais utilizados é o gráfico de Velas Japonesas, também chamadas de "Candlesticks". Por norma, as "Candlesticks" tem duas cores, a verde e a vermelha e são formados por corpo e sombra.

Cada candlestick, representa um determinado período de tempo seleccionado na aplicação, que pode ser mensal, semanal, diário, horário ou minutos, que nos mostra qual foi o preço de abertura, o preço mínimo, o preço máximo e o preço de fecho do instrumento que estamos a negociar.

Um candlestick verde, denominado também como um candlestick "Bullish", além da informação mencionado no parágrafo anterior, após fechar, indica-nos que o preço de fecho foi superior ao preço de abertura, logo, o preço do instrumento adquirido, no decorrer desse período, subiu.

Um candlestick vermelho, denominado também como um candlestick "Bearish", dá-nos a informação inversa em relação ao verde. Neste caso indica-nos que o preço de fecho foi inferior ao preço de abertura, logo, o preço do instrumento adquirido, no decorrer desse período, desceu.

Então, podemos definir mercado "Bullish", o mercado em que os investidores estão confiantes na subida do preço, e mercado "Bearish", o mercado em que os investidores estão pessimistas esperando uma descida do preço do instrumento. Assim sendo, aqueles que apontam para uma subida do preço definem-se como "Bulls" e aqueles que apontam para uma descida do preço, definem-se como "Bears".


Observemos o gráfico abaixo.




Em relação à sua formação, um candlestick é constituído por "Corpo" e "Sombra". O "Corpo" pode ser grande ou pequeno e diz-nos o qual foi o preço de abertura e o preço de fecho desse candlestick. A "Sombra", pode ser também grande ou pequena e indica-nos a máxima do preço e a mínima do preço.


Observemos o gráfico abaixo.




Os candlesticks, como poderão observar num gráfico, tem várias formas que nos dão ainda outras informações importantes. Uma das várias formas, mostra-nos a "Força Compradora" e a "Força Vendedora". Um candlestick de força compradora é aquele que é constituído por um grande corpo verde em que o preço de fecho está situado perto da máxima do preço desse mesmo candlestick.

Um candlestick de força vendedora é aquele que é constituído por um grande corpo vermelho em que o preço de fecho está situado perto da mínima do preço desse mesmo candlestick.


Observemos o gráfico abaixo.




Outras formas que podemos visualizar num gráfico são as que nos mostram a "Fraqueza Compradora" e a "Fraqueza Vendedora". Um candlestick de fraqueza compradora é aquele que é constituído por uma grande sombra superior e um pequeno corpo, que pode ser verde ou vermelho, na parte inferior em que o preço de fecho está situado perto da mínima do preço desse mesmo candlestick.

Um candlestick de fraqueza vendedora é aquele que é constituído por uma grande sombra inferior e um pequeno corpo, que pode ser verde ou vermelho, na parte superior em que o preço de fecho está situado perto da máxima do preço desse mesmo candlestick.


Observemos o gráfico abaixo.




Depois de visualizar os gráficos anteriores, ficamos a perceber a forma que um candlestick pode ter quando a relação de força não é igual. Falta-nos então ver que forma terá um candlestick que nos mostra o "Equilíbrio de Força". Assim sendo, um candlestick de equilibrio de força é aquele que é constituído um pequeno corpo, que pode ser verde ou vermelho, no meio e por uma sombra superior e inferior maiores que o corpo do candlestick. O tamanho das sombras neste candlestick mostra-nos também o sinal de indefinição em relação ao próximo movimento do preço do instrumento.


Observemos o gráfico abaixo.




Ficamos então a compreender como são formados os candlestick e que informação nos podem fornecer. Na técnica DRS, iremos utilizar 3 tempos gráficos em simultâneo. Nesse sentido, iremos ver que um candlestick, num determinado período de tempo, representa outros tantos, conforme o números de períodos que iremos reduzir.

Num gráfico de 4 horas, por exemplo, cada candlestick mostra-nos a informação e a oscilação que o preço teve nesse período, ou seja, nessas 4 horas. Se reduzirmos o tempo gráfico de 4 horas para 1 hora, teremos em vez de 1, 4 candlesticks que representam nesse momento o candlestick de 4 horas. Se reduzirmos de 4 horas para 15 minutos, teremos 16 candlesticks que representam nesse momento o candlestick de 4 horas.


Observemos os gráficos abaixo, no mesmo dia e hora, começando por 4 horas, passando de 4 horas para 1 hora e 1 hora para 15 minutos.


Após esta observação, ficamos então a perceber o modo como um candlestick é formado e a informação que contém que será muito útil na aplicação da técnica DRS.

EndFragment


Comentarios


914749068

  • facebook
  • twitter

©2018 BY TÉCNICA DRS. PROUDLY CREATED WITH WIX.COM

bottom of page